Multipark é uma das vencedoras do Prêmio TOP Abrapark
Buscar

Multipark é uma das vencedoras do Prêmio TOP Abrapark


Empresa venceu na categoria melhor Reforma e Revitalização de estacionamento no Brasil

A Multipark Estacionamentos foi uma das vencedoras do Prêmio TOP Abrapark, da Associação Brasileira das Empresas de Estacionamento, em parceria com o IPI, nesta quarta-feira (29), em São Paulo. A empresa venceu na categoria Reforma e Revitalização pelo case que foi desenvolvido no estacionamento em frente ao Mercado Público, em Florianópolis. O Prêmio da Abrapark tem por objetivo incentivar as boas práticas de gestão, investimento e de capacitação das empresas de estacionamentos brasileiras.

A premiação tem abrangência nacional e envolve jurados internacionais especialistas no assunto. “O prêmio é uma realização para nós e é a melhor resposta que poderíamos ter depois de tantos investimentos e melhorias nos estacionamentos de Florianópolis. A visibilidade é grande e o estacionamento do Baía Sul está entre um dos melhores do país, com certeza”, explica o gerente regional da Multipark, Odirley Ângulo.

Sobre o estacionamento

No final de 2012, a Prefeitura de Florianópolis promoveu uma licitação na qual a MultiPark se sagrou vencedora, garantindo o direito de exercer a atividade de estacionamento em cinco áreas localizadas na região central do município, entre elas o Estacionamento Central do Aterro Baía Sul. O acordo previa que a empresa deveria realizar investimentos para revitalização e reforma da infraestrutura existente.


Em 25 de março de 2013, a empresa assumiu a administração da área de 15,8 mil m², que fica em frente ao Mercado Público e está localizada entre a Avenida Paulo Fontes e a Rua Deputado João Bertoli. A área conta com 580 vagas demarcadas, por onde circulam cerca de 600 mil veículos por ano. Anteriormente, a área apresentava todas as instalações em situação precária, onde não havia pavimentação, a iluminação atendia parcialmente o espaço, o sistema de drenagem era falho e o controle de acesso era feito manualmente. A reforma da área de estacionamento está inserida no processo de revitalização e modernização da área denominada Aterro Baia Sul, contempla a recuperação do Mercado Municipal, além de alterações do sistema viário que privilegiam a mobilidade urbana e acessibilidade. As obras de revitalização foram executadas em um prazo de 12 meses após a MultiPark iniciar suas operações e compreenderam as seguintes benfeitorias:


– Pavimentação completa do pátio, com a colocação de piso de concreto Inter travado, garantindo a permeabilidade do solo; – Recuperação e ampliação do sistema de drenagem do terreno; – Cercamento da área com mureta e gradil para oferecer mais segurança aos usuários; – Demarcação de 580 vagas previstas, sendo 14 delas para Portadores de Necessidades Especiais e 30 para Idosos; – Instalação de caixas de pagamento assistidos e automáticos – Construção de área administrativa e banheiros para usuários

O Projeto passou por vários estudos envolvendo o IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, responsável pelo controle de tráfego e da mobilidade urbana da cidade, que determinou novos pontos de acesso, envolvendo sinalização externa para melhor conduzir o motorista até o local. Foi implantado um sistema de automação completo, contando com câmeras OCR em todas as três ilhas de acesso, que reconhecem as placas dos veículos, permitindo maior controle e segurança ao usuário. O sistema conta ainda com uma EPA – Estação de Pagamento Automática, quatro caixas assistidos, e um gerenciador com sistema VOIP de comunicação com as Entradas e Saídas da Garagem.

A iluminação foi ampliada com a instalação de 30 luminárias de LED entre postes existentes e novos. Uma das principais preocupações da Multipark, e da Prefeitura sempre foi de zelar pelo patrimônio cultural e ambiental do espaço que era antigamente um parque público desenhado pelo Arquiteto e Paisagista Roberto Burle Marx. Partindo deste princípio, todas as árvores e arbustos do local foram mantidas e preservadas, o piso remanescente em mosaico português que traçava caminhos dentro do parque foi apenas sobreposto com areia e piso Inter travado, possibilitando no futuro eventual restauração do local. A circulação de pedestres também foi privilegiada, ganhando uma segunda opção de saída pela rua lateral e valorizando o passeio público encravado em um corredor de palmeiras imperiais, projetado por Burle Marx. A Edificação construída na área para abrigar a operação é térrea, sendo executada entre as árvores sem prejudicá-las, sua volumetria por não ser verticalizada, permite a visualização panorâmica privilegiada do local e a valorização arquitetônica do Mercado Público.


É importante ressaltar que o estacionamento tem ainda a tarifa mais baixa da região Central, onde veículos de passeio e utilitários pagam R$3,50 por hora, e as motocicletas pagam R$2,50 por hora. A garagem conta ainda com a venda de cartões pré-pagos, que dá ganho de tempo ao usuário que frequenta o centro da cidade.

0 visualização

FALE CONOSCO

arrow&v
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social